4 dicas para passar em Cálculo na engenharia

Para os atuais e futuros alunos de ciências exatas, as disciplinas de cálculo costumam se apresentar como umas das grandes dificuldades no caminho para o sucesso. Mas, não precisa ser assim! Estudar cálculo na engenharia não é tanto uma questão de talento e genialidade, mas sim de esforço, foco e muitas horas de dedicação. Por isso, separamos algumas dicas fundamentais que te ajudarão a perder um pouco do medo dos números.

Empenhe-se em dominar a matéria

Para sair da faculdade melhor do que você entrou, apenas frequentar as aulas não será suficiente. Ser aprovado em cálculo requer estudo e várias horas de exercícios. São eles que garantirão a fixação do conteúdo e o fim das principais dúvidas.

A matéria não é tão complicada quanto fazem parecer. No cálculo I, a maioria das instituições de ensino trabalha com conteúdo que já foi visto durante o ensino fundamental e médio, de forma a preparar seus alunos para os próximos módulos, só que com um ritmo mais acelerado.

Se você gosta de matemática e tem prazer em ler e fazer exercícios, metade do trabalho já está feito. Dedique-se durante as aulas, procurando absorver tudo que o professor ensina e evite sair da sala com dúvidas. Assim, revisar o conteúdo e praticar será muito mais fácil.

Evite faltar às aulas e faça boas anotações

Por mais que o conteúdo esteja nos livros, é nas aulas que ele se abre de uma maneira mais simples por meio das palavras de seu professor. Então, é preciso ter foco e anotar todas aquelas dicas que deixarão sua revisão bem mais simples, permitindo que tenha mais tempo para praticar por meio de exercícios. Mantenha um caderno organizado e evite faltar às aulas.

Caso aconteça algum imprevisto que lhe impeça de ir as aulas você pode usar o material disponível na internet como apoio: muitos canais no YouTube, por exemplo, se dedicam a revisar a matéria e explicar dicas de cálculo que podem ser úteis na sua rotina de estudos ou para recuperar o tempo perdido. Também é possível encontrar exercícios online.

Aproveite as facilidades que a faculdade oferece

Algumas instituições oferecem monitorias gratuitas para que o aluno consiga recuperar conteúdos perdidos com auxílio de alunos experientes, para solucionar problemas e dúvidas pontuais que possam surgir no caminho.

Cursos de nivelamento e outros cursos específicos de apoio às disciplinas também podem ser feitos para ajudar ainda mais o aluno. Verifique se a sua instituição conta com essas opções.

Estude com os colegas

Uma maneira efetiva de dominar melhor um conteúdo é tentando explicá-lo com suas próprias palavras. O ambiente ideal para fazer isso seria em um grupo de estudos, com alguns colegas de classe — ou mesmo, veteranos — que também estão enfrentando dificuldades para dominar o conteúdo. Assim, vocês se ajudam nessa jornada e constroem conhecimento de forma coletiva!

Reúnam-se para resolver exercícios e tirar dúvidas pelo menos uma vez por semana, dessa forma será mais fácil acompanhar o conteúdo e estar sempre preparado para provas bem antes de elas acontecerem. Virar noites em claro buscando entender, de um dia para o outro, toda a matéria de um semestre pode ser contraproducente, além de muito cansativo.

Para garantir o sucesso estudando cálculo na engenharia você terá de se apegar à força de vontade, disciplina e principalmente ao estudo diário. A FEAMIG está aqui para te ajudar, curta nosso Facebook e acompanhe dicas que te colocarão no caminho para ser um grande engenheiro.

Comments

comments

feamig

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"