10 Características de um profissional de sucesso

Uma carreira bem-sucedida depende de uma série de fatores, mas, principalmente, do desenvolvimento profissional. O primeiro passo é sempre o autoconhecimento, ou seja, perceber os próprios talentos, aptidões e ambições.

Os profissionais de sucesso possuem algumas características marcantes e dentre as principais, estão:

1 – Elaboram um plano de carreira

Profissionais bem-sucedidos costumam ter um plano de carreira. Esse planejamento começa com o autoconhecimento e com a percepção de vocações, interesses e perspectivas para o futuro. Ao mesmo tempo, estão sempre atentos às exigências do mercado, às novas tendências e às competências mais reconhecidas pela empresa onde trabalham. E, assim, dedicam-se ao próprio aperfeiçoamento.

2 – Entregam resultados

Os resultados positivos são essenciais para a longevidade dos negócios e, por isso, um profissional capaz de entregar resultados excepcionais tem destaque imediato. Porém, para demonstrar competência, é preciso compreender as expectativas e as estratégias da empresa e, então, contribuir ativamente para a conquista dos objetivos corporativos. Para tanto, além do conhecimento técnico, é necessário desenvolver também a capacidade de planejamento e de execução, visão estratégica e a percepção do mercado.

3 – Demonstram proatividade

A entrega de resultados também está relacionada a proatividade que, por sua vez, envolve diversos outros fatores, como criatividade, engajamento e iniciativa para assumir responsabilidades. Dessa forma, o profissional deve se manter distante da zona de conforto, evitando a procrastinação e a apatia.

4 – Buscam soluções

As empresas sempre valorizam os colaboradores que, diante de dificuldades, agem com comprometimento, buscando soluções para os problemas. Os momentos de crise devem ser encarados como oportunidades de mostrar qualificação, empenho e ambição.

5 – Investem em networking

Uma rede de contatos eficiente é fundamental para a carreira de qualquer profissional. O networking garante mais visibilidade e multiplica as oportunidades. Entretanto, o networking deve estar embasado na colaboração e na ajuda mútua, ou seja, precisa ser praticado constantemente, com a intenção de estreitar laços e consolidar parcerias.

6 – Aprimoram a comunicação

A comunicação interpessoal é mais uma característica requisitada pelo universo corporativo. Por meio de uma comunicação clara e eficiente, o profissional consegue exercer influência e também é capaz de estabelecer relacionamentos mais produtivos. De fato, essa habilidade é indispensável aos profissionais que pretendem chegar a cargos de liderança, pois os líderes autênticos são sempre grandes comunicadores.

7 – Praticam a empatia

Para consolidar esses relacionamentos e aprimorar a comunicação, é preciso contar com a empatia e com a capacidade de ouvir, sem restrições ou prejulgamentos. Desse modo, o profissional precisa deixar de lado as próprias referências, para se colocar no lugar do outro, considerando diferentes experiências e circunstâncias. A empatia é muito útil em todas as carreiras, mas, em especial, para aquelas que exigem um contato direto com o cliente.

8 – Adotam uma postura humilde

A humildade é uma característica importante não apenas no âmbito profissional, por isso, precisa ser desenvolvida por todos. A simplicidade, a gentileza, a maturidade e o interesse pelo aprendizado contínuo, compõem esse perfil.

9 – Fortalecem a própria reputação

Por meio de comportamentos responsáveis e seguros, o profissional de sucesso conquista o respeito e a admiração de colegas e gestores. Coerência, know-how e dinamismo, reforçam essa reputação.

10 – Têm paixão pelo que fazem

A paixão pelo trabalho faz com que o profissional esteja constantemente engajado com os objetivos da empresa. E esse sentimento está atrelado a valores pessoais, crenças e propósitos que alimentam a automotivação e garantem um desempenho excelente.

Gostou das dicas? Deixe um comentário e conte-nos qual característica você acha importante para um profissional de sucesso!

Comments

comments

comunicacao

Erro › WordPress

Há um erro crítico no seu site.

Aprenda mais sobre depuração no WordPress.