Como escolher um curso superior?

Antes de sair do ensino médio já começa a pressão para a escolha da profissão. Com muitas dúvidas, os jovens seguem confusos e inseguros. Mas é preciso ter calma. Neste post, vamos ajudá-lo(a) a entender como escolher um curso superior e você verá que essa escolha é algo bem mais tranquilo do que você imagina. Basta conhecer as suas verdadeiras opções e fazer uma autorreflexão. Siga lendo!

Tipos de cursos

Os cursos superiores se dividem em 3 estilos: graduação tecnológica, licenciatura e bacharelado. As graduações tecnológicas têm duração média de 2 anos e meio e são bem específicas, como: gestão hospitalar, gastronomia, marketing e gestão ambiental. As licenciaturas têm uma duração média de 3 anos e meio e são ligadas ao ensino (é para quem pretende dar aulas), como: história, matemática, geografia e letras. Já os bacharelados normalmente têm duração a partir de 4 anos e são mais abrangentes na atuação, como por exemplo: administração, direito, medicina, as engenharias, entre outros. Normalmente, todos os estilos de curso oferecem diversas formas de pós-graduação.

Qual área seguir

Veja se você se identifica com algum curso das áreas biológicas, humanas ou exatas. Os cursos da área biológica são ligados à saúde e cuidados em geral, seja com seres humanos, animais ou vegetais. Os cursos de humanas são ligados às áreas dos seres humanos com relação à sociedade, representados pelo direito, sociologia, administração e letras, entre outros. Já os cursos das exatas são aqueles ligados às áreas do raciocínio lógico e exato, bem representados pela física, química, matemática e pelos cursos de engenharia.

A escolha certa

Agora que você já conhece os tipos de cursos superiores, saiba como escolher um que seja a sua cara e que irá transformá-lo em um profissional realizado:

Saiba o que te impulsiona

Quais as matérias que te deram mais prazer ao longo dos anos na escola, seja no ensino fundamental ou no ensino médio? A resposta que tanto procura pode estar exatamente nessas matérias básicas. Quem não gostava de português, por exemplo, certamente não escolherá fazer o curso de letras, por exemplo.

Seja honesto consigo mesmo

Depois de pesquisar sobre a grade curricular dos cursos que mais se encaixam com você, seja honesto(a) e veja qual será a carreira que te dará mais vontade e motivação para o dia a dia. Todos temos dons e aptidões, mas também temos desejos, então veja a profissão mais adequada às suas habilidades para obter, assim, realização profissional e pessoal.

Entreviste profissionais

Uma carreira não se faz só de estudos. Existe toda uma rotina profissional após a formação, então tente conversar com profissionais das áreas que você mais gosta e saiba como é o dia a dia da profissão. Apenas assim você conseguirá se imaginar trabalhando e prosperando na carreira.

Com calma e muita pesquisa você entenderá como escolher um curso superior perfeito para seu perfil. Viu como não é tão difícil assim? Nada melhor que acertar a carreira que seguirá durante sua vida, mas também não se desespere se tomar uma decisão equivocada: há sempre a possibilidade de seguir o caminho certo!

Gostou das dicas? Faça um comentário no post contando como elas te ajudaram e como foi sua experiência de escolha. Boa sorte!

Comments

comments

comunicacao

Erro › WordPress

Há um erro crítico no seu site.

Aprenda mais sobre depuração no WordPress.