Conheça as vantagens de estudar à noite – e aprenda a superar os desafios!

Diariamente, muitas pessoas desistem do sonho de um curso superior porque precisam trabalhar durante o dia. Porém, estudar à noite pode ser uma ótima opção. Afinal, de acordo com o último censo realizado pelo MEC, mais de 60% dos alunos matriculados em um curso superior estudam no período noturno.

Se interessou? Então, confira abaixo as principais vantagens de estudar nesse turno.

Disponibilidade no horário de pico

A maioria das empresas funciona em horário comercial e estudar à noite deixa o dia livre para essas atividades. Assim, aumentam as ofertas e oportunidades de estágios e empregos de meio período e até mesmo horário integral.

Menos distrações, menos obstáculos

Na parte da noite, a atividade humana diminui. Isso significa que as ruas e ambientes ficam mais silenciosos, diminuindo as distrações e ajudando na concentração. Além disso, o trânsito na parte à noite é menos congestionado, podendo reduzir significativamente o tempo de deslocamento faculdade-casa.

Mente e corpo despertos

A maioria das pessoas odeia acordar cedo e é normal o corpo e a mente precisarem de algumas horas para estarem realmente preparados para o dia. Para essas pessoas, durante a noite a mente se encontra mais alerta e disposta a absorver novas informações.

Outro ponto que merece destaque é que durante o sono o cérebro repassa os acontecimentos do dia, ajudando a consolidar a memória. Dessa forma, estudar antes de dormir pode ajudar na fixação do conteúdo visto.

Porém, apesar dessas vantagens, estudar à noite implica alguns desafios, como a luta contra o cansaço físico e mental e a falta de tempo livre. Para isso, temos 3 dicas de ouro para ajudá-lo a superar as dificuldades de um curso noturno.

1. O descanso é tão importante quanto o estudo

Como já mencionamos acima, é enquanto dormimos que o cérebro assimila as informações do dia e ajuda a fixar a memória. Por isso, uma boa noite de sono é fundamental para que a mente esteja alerta e pronta para receber novas informações — o recomendado é  que você tenha pelo menos de 6 a 9 horas de sono por noite. Além disso, é ideal ter, sempre que possível, pelo menos um dia livre na semana para descanso e lazer.

2. Seja organizado

Um dos principais desafios de trabalhar de dia e estudar à noite é a disponibilidade de tempo, e para isso, organização e planejamento são indispensáveis. Faça uma planilha com metas diárias. Coloque o horário de estudo na agenda e obedeça com o mínimo de distrações. Não deixe as pendências acumularem.

Dentre outras estratégias que você pode adotar e que ajudam a otimizar o tempo disponível, estão: dê preferência aos sábados e períodos de férias para atividades extracurriculares; programe folgas no trabalho para os períodos de provas em que a demanda de estudo é mais intensa.

3. Concentre-se na meta final

Para manter o foco e a motivação, faça uma lista de todas as matérias que já foram concluídas e as que ainda faltam para alcançar o seu objetivo. Dessa forma, é possível acompanhar o progresso e evidenciar todo o esforço que já foi feito e será desperdiçado caso você desista.

Então, estudar à noite pode ser uma boa opção para você? Se você gostou das nossas dicas, não deixe de assinar nossa newsletter para receber outras orientações sobre como alcançar o sonho do ensino superior!

Comments

comments

comunicacao

Erro › WordPress

Há um erro crítico no seu site.

Aprenda mais sobre depuração no WordPress.