Saiba por que é importante continuar estudando durante a crise!

Crise. Uma palavra que tem atormentado muita gente. No desespero, muitos acabam se precipitando e investindo seu tempo e recursos em empreendimentos que não valem a pena, ou acabam não investindo em nada. Mas um investimento que vale todo o esforço é a educação. Continuar estudando é essencial não somente para vencer a crise, mas para prosperar depois dela.

Muitos temem enfrentar dificuldades para entrar em uma graduação ou para pagar uma faculdade, além da falta de tempo e energia. Ao mesmo tempo, querem conquistar uma posição melhor no mercado de trabalho. 

Mas, não desanime! Vivemos em um país muito grande, no qual ainda há oportunidade e as empresas continuam em busca de profissionais bem qualificados. Por isso, neste artigo trouxemos bons motivos – e soluções – que vão surpreender pela simplicidade da execução, para você continuar estudando mesmo durante a crise. Acompanhe!

Aumentam as chances de promoção

Fazer tudo certo não é suficiente para ser promovido. É necessário estar preparado. As empresas reclamam que é difícil encontrar profissionais talentosos, e acabam contratando trabalhadores que não têm as habilidades necessárias para o cargo.

Nesse quadro, quem se destaca são aqueles que têm vontade de crescer e sede de conhecimento; os que não ficam estagnados e buscam evoluir constantemente; aqueles que enxergam além da crise porque sabem que, quando ela passar, serão eles que vão sair na frente.

Empresas valorizam funcionários preocupados com sua carreira, e que buscam se qualificar para melhor cumprir suas responsabilidades. Dar continuidade nos seus estudos vai dar a você habilidades importantes para melhorar a qualidade do seu trabalho, e as empresas estão atentas a isso.

Para conseguir recolocação no mercado de trabalho

Na atual crise, a dificuldade não é apenas a falta de vagas de trabalho. A questão é que faltam profissionais qualificados nas mais diversas áreas.

Continuar sua formação acadêmica fará de você alguém mais atraente para os cargos que as empresas precisam, ou permitirá que você ingresse em programas promissores de trainee, normalmente oferecidos por grandes empresas com o intuito de criar bons gestores.

Se estiver pensando em uma recolocação no mercado de trabalho em uma nova área de atuação, escolha um curso de que goste. Estudar e trabalhar com aquilo que você tem afinidade vai tornar o processo muito mais fácil.

Pode turbinar seu salário

Estudos do IBGE indicam que, no Brasil, profissionais com educação superior ganham cerca de 200% a mais que os demais, mas claro que alguns cursos têm maior remuneração do que outros. Nesse ponto, engenharia é um dos cursos que saem na frente. Pesquisas destacam não só o salário como um ponto positivo, mas também suas perspectivas de desenvolvimento.

Vantagens de financiamento e descontos para continuar estudando

Se o pagamento das mensalidades for o seu problema, você ficará feliz em saber que algumas faculdades, como a FEAMIG, estão oferecendo ainda mais facilidades de financiamento do curso, com juros bem pequenos, e descontos nas mensalidades. É possível pagar parte durante o curso, e o restante depois que já tiver concluído, ou até estudar com desconto durante todo o curso.

Você pode aproveitar esse incentivo financeiro para continuar se desenvolvendo. Quando a economia voltar a aquecer, você já estará à frente dos outros.

Flexibilidade de horário

Trabalhar e estudar pode ser desafiador. Mas, ao contrário do Ensino Médio em que você precisa assistir aulas todos os dias, muitos cursos superiores costumam ser mais flexíveis, sendo possível adaptar os estudos com seu horário de trabalho. Com uma boa organização você conseguirá cumprir suas tarefas sem grandes problemas.

A crise vai passar, mas o investimento que fazemos na nossa própria formação permanece. Então, quando esses tempos difíceis passarem, pense em qual patamar sua carreira poderá estar. Isso dependerá muito de como você cuida da sua formação acadêmica agora. Siga em frente e supere os desafios, e lembre-se que continuar estudando é a chave para o seu sucesso profissional.

Compartilhe conosco nos comentários como tem conseguido impulsionar seus estudos, driblando a crise atual!

Comments

comments

comunicacao

Erro › WordPress

Há um erro crítico no seu site.

Aprenda mais sobre depuração no WordPress.