Qual a diferença entre Topografia e Agrimensura? Entenda!

Embora muitas vezes utilizadas — erradamente — como sinônimos, topografia e agrimensura têm conceitos diferentes. Topografia é uma ciência que estuda o relevo de um terreno ou de uma localidade inteira.

Historicamente, a topografia surgiu junto à cartografia, com a necessidade do ser humano em demarcar e conhecer mais a fundo o local onde ele estava inserido. Ou seja, não bastava saber os limites do território, onde ele se encontrava com o mar, mas se havia elevações e se o relevo era acidentado, por exemplo.

Já o conceito de agrimensura tem uma amplitude maior e utiliza dos instrumentos da topografia para chegar a seus resultados. A diferença entre topografia e agrimensura é o que vamos aprender com o post de hoje. Confira:

Diferença entre Topografia e Agrimensura está na abrangência

Ao longo do tempo, a agrimensura se tornou um dos ramos da engenharia. Ela utiliza das ferramentas da topografia como instrumentos para auxiliar no seu trabalho: todo tipo de empreendimento ou construção que altere o ambiente onde ele está inserido.

A agrimensura tem uma abrangência maior já que não se limita a mapear o relevo de um local, mas também deve ser capaz de compreender os aspectos legais que envolvem a demarcação de uma propriedade.

Agrimensura, uma profissão com raízes antigas

Reconhecida como profissão somente em 1957, durante o governo de Juscelino Kubitschek, a agrimensura é uma ocupação que remete ainda à Idade Antiga. As primeiras propriedades foram demarcadas ainda no Egito Antigo, da época dos faraós. O agrimensor era, naquela época, a pessoa responsável por determinar onde começava e onde terminava uma faixa de terra pertencente a uma pessoa.

Já naquela época eram utilizados instrumentos — rudimentares, mas importantes — para auxiliar nessa medição. Em épocas de cheia do rio Nilo, as demarcações físicas para delimitar as propriedades desapareciam e, então, surgiu a necessidade de estabelecer mais precisamente o tamanho, a extensão e os limites das propriedades.

Estudo e tecnologia marcam a agrimensura no século XXI

Desde o Egito Antigo até os dias de hoje diversas inovações tecnológicas conferiram mais precisão ao trabalho do agrimensor. A principal delas foi o sistema que ficou conhecido no mundo todo como GPS (sigla, em inglês, para Global Position System, ou Sistema de Posicionamento Global). O GPS utiliza dos satélites para determinar com precisão o ponto de um local ou de um objeto específico.

Assim como a inovação foi essencial para o desenvolvimento da agrimensura enquanto profissão, o ensino também marcou uma diferença importante para a profissionalização e o conhecimento acerca do tema. Os primeiros cursos de graduação em Engenharia de Agrimensura no país foram criados há cerca de quatro décadas e a oferta só aumentou com o estabelecimento de instituições de excelência no assunto.

Dessa forma, hoje o engenheiro agrimensor é um profissional apto a responder por diversas competências, como:

  • Regularização fundiária;

  • Loteamento;

  • Desmembramento de terrenos;

  • Parcelamento;

  • Mudança de titularidade;

  • Reserva legal.

Quer saber mais sobre a diferença entre topografia e agrimensura ou ainda sobre o curso de Engenharia de Agrimensura, suas origens e o mercado de trabalho para quem vai optar por essa carreira? Baixe nosso ebook gratuito e fique por dentro de todas as informações!

 

Comments

comments

feamig

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"