Engenharia Civil: 5 razões para apostar na profissão

Quando se fala em algum curso de Engenharia, muita gente fica inseguro e se pergunta: “será eu que vou dar conta?”. Com a Engenharia Civil não é diferente. O curso chama atenção, mas algumas pessoas só percebem as suas dificuldades. No entanto, na hora da escolha, é importante considerar os esforços que o curso requer, mas também os inúmeros pontos positivos que essa escolha pode oferecer!

Confira 5 razões para você apostar na Engenharia Civil:

O valor de um engenheiro civil em um país em desenvolvimento

Embora o país já tenha se desenvolvido muito nos últimos anos, ele ainda é carente de infraestrutura básica em diferentes setores como estradas, moradia e serviços essenciais, que envolvem educação e saúde. Em qualquer cidade do Brasil, seja capital ou interior, esses profissionais são muito valorizados.

Escassez de profissionais com perfil diferenciado

É essencial para o engenheiro civil ter afinidade com os números e um raciocínio mais objetivo, mas não é apenas isso. Cada vez mais esses profissionais ocupam cargos de gestão e chefia, portanto, habilidades de relacionamento são fundamentais para o sucesso nessas áreas. Por isso, não basta ser fantástico em cálculo e não ter habilidades com pessoas. É preciso investir e desenvolver também essas características.

A oportunidade de abrir o próprio negócio

Além de trabalhar na iniciativa privada, o engenheiro civil também pode optar por atuar como autônomo, na construção de casas, apartamentos, condomínios e até na edificação de estruturas industriais. Ter a própria empresa requer muita responsabilidade, mas pode significar ganhos promissores. Quando se tem uma empresa com equipe multiprofissional, essas chances são ainda maiores.

O valor da formação para o mercado

Um engenheiro civil é um profissional muito valorizado no mercado. Quando esse profissional tem uma formação sólida e investe na experiência e no conhecimento ele é ainda mais valorizado. O Brasil continua com escassez de engenheiros em geral, e, quando esses profissionais se apresentam ao mercado, são disputados e recebem boas propostas.

A oportunidade de prestar serviço para empresas públicas e instituições de ensino

Além de o engenheiro civil ser muito valorizado no mercado e como empreendedor, esse profissional também tem boas oportunidades na prestação de serviços para o Estado – seja como profissional concursado, seja por meio de empreiteiras. Muitos concursos públicos têm vagas abertas para engenheiros civis, oferecendo bons salários e benefícios. Outra oportunidade é lecionar matérias relacionadas ao curso de Engenharia em cursos profissionalizantes e Universidades. Atuar como professor de cálculo ou de disciplinas específicas da área também é muito comum para os profissionais de engenharia.

Independentemente da área que você escolher, saiba que existem oportunidade na Engenharia Civil que podem lhe oferecer grandes oportunidades profissionais e bons ganhos. A escolha de uma boa faculdade é fundamental para que as propostas de formação se consolidem e efetivem as oportunidades. Acha que esse é o curso certo para você? Entre em contato conosco!

Comments

comments

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"