Estágio em engenharia: 5 dicas para ajudá-lo

Muitas carreiras profissionais de sucesso têm início com estágios, e na engenharia não é diferente. É a partir do estágio que o aluno passa a ter vivência de como realmente é o dia a dia da profissão. O estágio também contribui para o amadurecimento profissional e até mesmo pessoal.

Continue lendo e veja cinco dicas para te ajudar em um estágio em engenharia.

1. Não se apegue à recompensa financeira

Todos nós trabalhamos por vários motivos, mas o principal sempre foi a recompensa financeira ao final do mês, ainda mais quando estamos em tempos de faculdade, o que marca a transição para a independência financeira. Entretanto, para fazer um estágio devemos valorizar outros motivos, como a oportunidade de acrescentar conhecimentos e vivência dentro do mercado de trabalho.

A engenharia é muito ampla, envolve diversos assuntos e setores do mercado, portanto a experiência em uma grande obra ou uma grande indústria pode dar recompensa maior no futuro que um salário um pouco maior hoje.

2. Arrisque-se em todas as oportunidades

Todas as engenharias são muito amplas, subdividindo-se em várias vertentes e especializações. Como o estágio é a fase da vida profissional dedicada ao aprendizado, quanto maior a experiência, melhor, ou seja, arrisque-se em estágios de todas as vertentes possíveis.

Existem engenheiros projetistas, executores, calculistas, orçamentistas, entre outros. O leque é muito grande. Quanto mais você conhecer, melhor para o seu currículo e também para saber qual das vertentes combina mais com o seu trabalho, para que prossiga o seu caminho.

3. Esteja atento ao mercado

Mesmo que já esteja fazendo um estágio, é sempre importante ficar atento ao mercado de trabalho, observar onde há vagas, qual setor da engenharia tem maior demanda, quais setores possuem maior remuneração, em quais localidades existem demandas, entre outros pontos. Dessa maneira você consegue se manter atualizado e sempre preparado para qualquer nova oportunidade.

Acompanhe revistas e blogs sobre engenharia, bem como sistemas integrados de faculdades e universidades para isso. Mantenha sempre contato com colegas de turma para saber o que eles fazem e onde trabalham, vá a feiras e exposições de engenharia e, o mais importante, nunca se acomode.

4. Preocupe-se com o seu currículo

Hoje é muito importante que o seu currículo seja interessante para as empresas e que o destaque. Por esse motivo, mesmo quando está em um estágio, e, principalmente se ainda não estiver fazendo um estágio, tente arrumar tempo para cursos extracurriculares de ferramentas, técnicas  e softwares usados na engenharia para ampliar e destacar cada vez mais o seu currículo. Algumas faculdades, como a FEAMIG, oferecem palestras ou cursos gratuitos todo semestre, aproveite sempre essas oportunidades.

5. Amplie sua network

A palavra da moda no mercado de trabalho também é muito importante para a engenharia, e a época de estágio é uma boa oportunidade para se dedicar à criação de uma boa network (rede de contatos) para a sua carreira. Durante esse período, você terá colegas de sala que estarão fazendo estágios em diferentes empresas e terá contato com profissionais da área em seu estágio.

A engenharia possui rotatividade um pouco mais alta, se comparada a outras profissões, portanto, network é muito importante para o crescimento profissional.

Fique sempre atento(a) ao mercado e em busca de estágios durante o curso, procure aprender ao máximo durante essa fase, o que será um investimento em seu futuro.

Agora, que já aprendeu algumas dicas, aproveite bem suas oportunidades! Curta a página da FEAMIG no Facebook e fique por dentro de vagas de estágio e outras dicas.

Comments

comments

feamig

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"