5 estratégias para memorizar fórmulas matemáticas

A matemática é um dos calos no sapato de muitos estudantes. E dentre as grandes dificuldades que os alunos enfrentam, está a de decorar fórmulas matemáticas.

Existem assuntos que exigem diversas fórmulas. Por exemplo, quantas questões com enfoques diferentes podem requisitar fórmulas de triângulo? Temos o Teorema de Pitágoras, Trigonometria com seno, cosseno e tangente, geometria plana, espacial e cada um desses assuntos exige uma (ou até mais) fórmulas.

Mas vamos agora parar de falar do problema para te dar a solução. Confira, neste post, 5 estratégias para memorizar fórmulas matemáticas:

Dicas de como decorar fórmulas matemáticas

1. Monte frases e palavras divertidas

Também chamadas de mnemônicos, essa é uma estratégia já conhecida pelos estudantes e que sempre vale a pena apostar. Lembrar de uma frase engraçada ou de sequência de palavras que faça sentido é muito fácil que guardar na mente letras, números e sinais sem conexão aparente.

Por exemplo, o seno é calculado usando o cateto oposto (co) sobre o cateto adjacente (ca). Isso pode lembrar o nome de um refrigerante muito famoso fazendo a fórmula co/ca ser memorizada de forma muito mais prática.

2. Crie músicas

Se você gosta de ouvir música e consegue ter criatividade para criar a letra em cima de uma melodia, então, essa é uma ótima opção. O ideal é pegar uma música que esteja tocando constantemente, a música do momento, e aplicar uma letra em cima do ritmo de como a fórmula é montada.

Por exemplo, um grupo de meninas usou a música “Show das Poderosas”, da cantora Anitta, para criar o “Show da Estudiosa”, na qual elas produziram uma letra explicando como montar diversas fórmulas de geometria plana.

3. Entenda a fórmula

O nosso cérebro gosta de entender os porquês e não se dá tão bem guardando uma informação sem qualquer conexão. Então, uma das maneiras de memorizar fórmulas matemáticas é entender como ela foi feita, com base em que.

Além do mais, muitas acabam nascendo a partir de outras, o que facilita bastante. Assim, não é necessário gravar diversas delas, focando apenas em algumas principais para chegar a outras.

Um bom exemplo é em matemática financeira quando se deseja saber o juros de uma dívida. Quando o tempo é pequeno, é possível calcular o montante sem nenhuma fórmula, bastando entender que, a cada mês, um novo juros deve ser calculado e somado ao total.

4. Aposte em aplicativos

Muitos falam que a tecnologia é uma má companhia para os estudantes, mas sabendo usar só temos a ganhar. Existem diversos aplicativos que ajudam no aprendizado e a decorar fórmulas como o Formulando.

Ele foi criado pelo brasileiro Marcelo Terreiro Prado e tem como função ajudar o aluno a entender de uma forma divertida como decorar fórmulas, não só de matemática como também de física. O aplicativo está disponível tanto para o sistema Android quanto para o iOS.

5. Foque nas principais

Memorizar todas as fórmulas de matemática está difícil mesmo usando os macetes? Então, você pode ter foco apenas naquelas que mais aparecem nas provas. Faça uma investigação de questões anteriores, veja o que foi mais cobrado e aposte as suas fichas nelas.

Gostou dessas dicas? Então, ajude outras pessoas compartilhando-as nas redes sociais!

Comments

comments

comunicacao

Erro › WordPress

Há um erro crítico no seu site.

Aprenda mais sobre depuração no WordPress.