Saiba como é o mercado de trabalho para a área de exatas

O Brasil está no rol dos países em desenvolvimento. E essa questão tem ficado cada vez mais evidente, especialmente quando se analisa o mercado de trabalho e as demandas por profissionais no país. Atualmente, o mercado de trabalho para a área de exatas continua com alta demanda, justamente porque essas profissões se fazem bastante necessárias nos cenários de países como o Brasil.

Um estudo realizado por grupos de instituições financeiras brasileiras, que analisou os dados coletados nos Censos de 2000 e 2010, só comprovou esse fato. Observou-se que a demanda por profissionais qualificados em certas áreas aumentou em uma proporção muito maior do que a mão de obra disponível para elas no mesmo período.

Como é o salário dos profissionais nas áreas de exatas e de humanas

O setor da Engenharia Civil é um exemplo clássico desse fenômeno: a proporção de profissionais formados na área em relação à população brasileira que possui diploma universitário caiu de 2,76% para 1,45% em uma década. Isso, atrelado a um grande aquecimento no setor da construção civil, fez a remuneração da categoria dar um salto, elevando-se em mais de 20% no mesmo período. Hoje em dia, o salário médio de um engenheiro civil gira em torno de R$7.250.

Por outro lado, a remuneração das pessoas graduadas na área de Ciências Humanas vem caindo, provando que o sistema universitário brasileiro formou mais pessoas nessas áreas do que a demanda do mercado exigia.

Quem é formado em Filosofia, por exemplo, teve o salário achatado em 14,6% em dez anos, ficando, em média, no valor de R$2.400,00.

Além disso, a porcentagem de filósofos que atuam profissionalmente em sua área de formação é praticamente risível: 3,9% do total de pessoas formadas trabalham no setor. Em contraste, 70% dos engenheiros desempenham a profissão.

Cursos na área de exatas com boas perspectivas

Além das engenharias, classicamente bem remuneradas e com amplo espaço no mercado de trabalho, outras áreas das Ciências Exatas vêm ganhando destaque ultimamente. É o caso das pessoas formadas em TI (Tecnologia da Informação), por exemplo. Com a democratização da internet e com a expansão e aprofundamento do fenômeno da hiperconectividade, esses profissionais, que são responsáveis pela criação, manutenção e aprimoramento de infraestruturas tecnológicas, têm cada vez mais facilidade de conseguir uma boa colocação.

Como você pôde ver, os cursos relacionados à área das Ciências Exatas, especialmente as Engenharias e os cursos relacionados à tecnologia, estão cada vez mais requisitados e bem remunerados. E essa é uma tendência que somente crescerá nos próximos anos. Então, se você estava em dúvida sobre a possibilidade de emprego nessa área, pode apostar sem medo. As crises são passageiras e o diploma de um curso superior te acompanhará durante toda a sua carreira!

Conclusão

As Ciências Exatas têm um papel extremamente relevante no desenvolvimento e progresso de um país. Por meio do desenvolvimento de tecnologias que ajudam a promover melhorias na qualidade de vida de pessoas e cidades, bem como a otimização e aperfeiçoamento de processos em geral, que os profissionais formados nessa área desenvolvem, é possível criar alternativas viáveis e sustentáveis em longo prazo e melhorar o mundo.

Esperamos que esse artigo tenha sido útil para você e que, após a leitura, você tenha solucionado seus questionamentos referentes à área de Exatas. Você se identificou?

Gostou das possibilidades de trabalho e crescimento profissional que ser formado nessa área proporciona?

Se quiser saber mais sobre cursos de Engenharia, mercado de trabalho e ler mais artigos como esse, deixe seu e-mail para receber nossa newsletter!

Comments

comments

comunicacao

Erro › WordPress

Há um erro crítico no seu site.

Aprenda mais sobre depuração no WordPress.