Mitos e verdades sobre Engenharia

A Engenharia é muito ampla: são várias opções de cursos, áreas de pesquisa e caminhos para seguir. Com tantas possibilidades, é normal surgirem dúvidas sobre o assunto. Por isso, separamos cinco mitos e verdades da Engenharia para ajudar a esclarecer um pouco mais sobre a profissão.

Engenharia não é para mulheres

Mito: Nada disso! Com muita batalha, as mulheres conquistam cada vez mais protagonismo em áreas que antes eram dominadas por homens, entre elas, a Engenharia. De acordo com o Conselho Federal de Engenheiros e Agrônomos (Confea), em 2015, as mulheres respondiam a 26,9% dos profissionais de Engenharia no mercado. Esse é o maior índice da história. Além disso, as mulheres representam 30,3% dos estudantes de Engenharia Civil no Brasil, número que cresce a cada ano, desde 2007.

Leia também: Cinco mulheres que marcaram história na Engenharia!

Outro idioma é fundamental

Verdade: Na Engenharia, falar outro idioma é fundamental. O inglês, principalmente, é essencial para se inserir no mercado e fechar bons negócios. No entanto, alguns outros idiomas também podem ser importantes. O espanhol é interessante para quem visa negociações ou empresas na América Latina. Já o mandarim é fundamental para quem miracompanhias chinesas – que estão cada vez mais presentes no Brasil buscando profissionais brasileiros.

 

Tem boas oportunidades de emprego

Verdade: A Engenharia é vasta, e isso garante uma alta quantidade de oportunidades em diversos ramos. É possível trabalhar em áreas como indústria, mineração, alimentos, utilities, entre outras. Basta perceber qual setor mais se adequa a cada perfil profissional.

 

É necessário conseguir emprego em uma grande empresa

Mito: Ser um engenheiro bem-sucedido não significa trabalhar em uma grande empresa ou em uma multinacional. Ele também pode empreender, desenvolvendo algum produto diferenciado, fundando uma empresa ou fornecendo serviços. Também, para quem quer sair do Brasil, dá para escolher ser um profissional global e seguir carreira no exterior.

Leia também: Países que querem brasileiros e quais profissionais mais buscados.

 

É preciso gostar de matemática

Verdade: Durante a graduação em Engenharia, muitas das disciplinas envolvem matemática, tais como cálculo, geometria analítica e estatística. No entanto, a grade curricular dos cursos de Engenharia envolve muito mais que isso! Há também matérias de física, química, tecnologia, materiais, solo, transportes e hidráulica. Dessa forma, é possível dizer que o curso é multidisciplinar e o engenheiro é um profissional completo.

O que achou dessas curiosidades? Comente e nos acompanhe nas redes sociais: estamos também no FacebookInstagramLinkedIn Twitter.

Comments

comments

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"