Monitoria em engenharia: 6 vantagens de ser monitor durante a faculdade

Com o passar dos primeiros e suados períodos do curso de engenharia, chega a hora de participar de mais projetos dentro da faculdade,visando dar uma boa incrementada no currículo!

Um desses projetos é a monitoria, em que o aluno ajuda os outros colegas nos estudos, resolve dúvidas de exercícios, dá apoio em trabalhos, ou até mesmo auxilia o professor em laboratórios e correções de provas.

No post de hoje, abordaremos 6 motivos para escolher a monitoria em engenharia como o projeto certo a se participar! Confira:

Por que fazer monitoria em engenharia?

1. Valoriza o currículo

Trabalhar como monitor, especialmente de engenharia, é muito valorizado pelo mercado de trabalho e pode ser um grande diferencial na hora de conseguir um estágio em época de crise!

Para a empresa que quer contratar, o aluno que aplicou monitoria se aprofundou muito mais do que os colegas e tem um domínio muito superior do assunto.

2. Há um auxílio financeiro

Os alunos aprovados no processo seletivo de monitoria recebem um auxílio de custo, ou seja, uma bolsa ou desconto na mensalidade. Essa bolsa pode ajudar o planejamento financeiro e aliviar um pouco o gasto em transporte, alimentação e xerox na faculdade, além de um grande incentivo para se dedicar ao projeto!

3. Ensina a ter responsabilidade

Ao entrar em um programa de monitoria, o aluno de engenharia tem que aprender a lidar com cobrança, horários e a ter mais comprometimento, já que há uma exigência dos professores e dos colegas.

Ter responsabilidade e compromisso são algumas das qualidades mais desejadas na hora de se procurar um novo funcionário — então quanto antes aprender, melhor!

4. Estabelece novos contatos

Palavra da moda no mercado, o networking é essencial para abrir novas oportunidades no futuro.

Por meio das monitorias em engenharia, se tem um contato muito maior com os professores da faculdade e com alunos de diversos cursos e períodos, criando assim uma grande rede de contatos que pode ser essencial para uma indicação ao entrar no mercado de trabalho.

5. Expande o conhecimento

Ao dar monitoria é necessário, muitas vezes, ir além do conteúdo aprendido em sala de aula e cobrado nas provas. Especialmente em monitorias em engenharia, o aluno se aprofunda bem mais no conteúdo e ainda o coloca na prática.

Dessa forma, ao ser contratado, será muito mais fácil e rápido a adaptação às exigências da vaga de emprego.

6. Vale como hora extracurricular

Além de estar presente nas aulas e conseguir bom rendimento nas provas, para conseguir se formar é necessário cumprir uma carga horária extracurricular nos cursos de engenharia.

Essas tarefas extras podem ser cursos na área, workshops e projetos na faculdade, como a monitoria, que por si só já é suficiente para cumprir boa parte das horas exigidas.

A necessidade de monitores é constante, e praticamente todas as faculdades abrem processo seletivo com frequência, geralmente uma vez por semestre. Caso tenha se interessado em dar uma monitoria em engenharia, fique de olho nos quadros de aviso da sua faculdade e converse com seus professores.

Aproveite para saber mais sobre os cursos de Engenharia de Produção, Engenharia Civil e Engenharia de Agrimensura assinando a nossa Newsletter!

Comments

comments

feamig

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"