5 dicas essenciais para arrasar na escolha do tema de TCC

Quando a graduação entra na reta final, é hora de escolher um tema para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e mergulhar de cabeça na maratona de pesquisas, leitura e escrita. A escolha do tema é crucial, pois ela constitui o momento em que o próprio aluno decide a área ou o assunto no qual investirá seu tempo e esforço.

Muitos estudantes, entretanto, sentem-se perdidos com essa autonomia e têm dúvidas em relação ao processo de escolha do tema de TCC. Como se trata de algo que impactará no desfecho do curso, selando o compromisso dos pelo menos quatro anos de dedicação, listamos algumas ideias e dicas para ajudá-lo lidar com esse desafio de forma bem-sucedida. Confira:

1 – Mapeie seus pontos de interesse desde o começo

Desde o início da graduação, você estuda várias disciplinas e estabelece contato com várias áreas do conhecimento. É natural que você se identifique mais com alguns assuntos e que enfrente muita dificuldade em outros. Mapeie, desde cedo, seus pontos de interesse, para ir amadurecendo a ideia de pesquisá-los com tempo.

Mas e se você não se planejou desde cedo, como fazer? Não se desespere, pois temos uma saída!

2 – Faça uma repescagem de temas

Como sabemos que o período da graduação é bastante corrido e nem sempre os estudantes conseguem monitorar os assuntos tão bem assim, ou manter uma relação do que os intrigou ao longo do curso, faça da seguinte maneira: reserve um final de semana e faça uma repescagem do que você viu ao longo do curso.

Reveja os planos de aulas das disciplinas e recorde o que mais chamou o seu interesse na época.

3 – Procure ideias no banco de dados da faculdade

Toda faculdade, por meio dos departamentos e biblioteca, costuma guardar uma relação das monografias que já foram apresentadas. Pesquise os temas que já foram estudados e apresentados, pois esse material pode lhe dar uma ideia do que investigar.

Se você encontrar algo que desperte seu interesse, você pode entrar em contato com o estudante responsável ou o professor orientador dele. Com certeza, eles poderão esclarecer muitas questões a respeito da bibliografia disponível e também das dificuldades que passaram.

4 – Encontre a problemática da questão

Quando você já tiver uma ideia, ainda que ampla, de qual assunto abordar, tente encontrar a problemática da questão. Abordar corretamente a problemática é a chave do sucesso de uma monografia, dissertação ou tese. Mas e o que é ela? É o conflito que será resolvido por você.

Na área da Engenharia, por exemplo, ao discutir a relevância da sustentabilidade para o projeto de uma ponte, identifique exatamente o problema a ser resolvido, a questão a ser respondida e a responda.

Temas nos quais você não consegue definir a pergunta central e sua resolução, tendem a gerar monografias confusas e sem objetivo claro.

5 – Tema de TCC: apare as arestas

Jamais tente abordar todos os problemas relacionados ao assunto escolhido. Não é isso que a banca quer de você — o tema deve ser simples e direto.

Tanto seu orientador quanto os membros do comitê avaliativo (a banca) precisam apenas da comprovação de que você aprendeu a identificar um problema relevante e a apresentar alternativas para resolvê-lo, por meio de pesquisa e raciocínio lógico.

Então, enxugue o tema contemplado em seu trabalho, simplifique as ideias e delimite bem seu tema de TCC.

Gostou de nossas ideias? Então, compartilhe nosso post nas redes sociais. Talvez ele possa inspirar outras pessoas também!

Comments

comments

comunicacao

Erro › WordPress

Há um erro crítico no seu site.

Aprenda mais sobre depuração no WordPress.