5 tendências da engenharia civil para ficar de olho

Se você já escolheu o que quer estudar no ensino superior e gostou das possibilidades da Engenharia Civil talvez seja hora de conhecer algumas tendências da área nos próximos anos.

São novas tecnologias que vão fazer parte da vida dos profissionais, técnicas ambientalmente corretas que visam ser mais eficazes e inovações que vão instigar quem pretende conhecer um pouco mais sobre Engenharia Civil.

Building Information Modeling: construindo informação sobre projetos de construção civil

Building Information Modeling ou BIM é o conjunto das informações de um projeto que se referem a um determinado prédio, desde sua construção. A ideia é criar modelos equivalentes aos de edifícios reais, auferindo o máximo possível de informação a respeito de sua construção e composição.

Esses modelos são essenciais para compreender o funcionamento de uma estrutura antes que a obra tenha início, além de oferecer simulações muito próximas ao real, o que é bastante funcional até na hora de vender um projeto.

Os dados coletados e armazenados são úteis não apenas na construção, mas ao longo do tempo de vida dessas edificações, reduzindo o custo de manutenção e facilitando a gestão operacional desses prédios.

Energia renovável com canteiros de obra mais eficientes

Sustentabilidade é um pensamento que deve fazer parte do dia a dia do engenheiro civil moderno. Uma ideia que vem sendo utilizada em canteiros de obra do país e trata-se de uma forma curiosa de gerar energia para a obra é a instalação de painéis solares no canteiro de obras para que a energia possa ser produzida para consumo no local.

Gerando uma qualidade de vida muito maior para os funcionários daquele canteiro, as instalações facilitariam a vida dos profissionais na hora de obter conforto em instalações provisórias. O sistema gera economia de papel e na pegada de carbono, sendo o suficiente para reduzir até 50 toneladas na emissão do gás por ano.

Sistemas de automação predial com ótimos resultados

O desenvolvimento e a integração de precisos sistemas de automação predial são outras tendências que não param de crescer, especialmente com a chegada da Internet das Coisas.

Embora hoje pareça loucura pensar em controlar o elevador, as luzes e outras utilidades que mantêm seu edifício funcionando pela Internet, em breve isso não parecerá tão estranho assim.

Soluções precisas de automação são excelentes na redução de custos operacionais, diminuição de erros e falhas humanas, e execução de manutenções programadas que são mais eficientes do ponto de vista do custo-benefício.

Novos materiais e projetos baseados na sustentabilidade

O concreto é um dos grandes responsáveis pelas emissões de CO2 (gás carbônico) em uma obra. Para conseguir uma adequação às normas de qualidade que definem um projeto como sustentável, alternativas vem sendo projetadas para resolver este problema.

A utilização de material reciclado na produção tem o potencial de reduzir tais emissões e é uma tendência entre as marcas mais atentas ao mercado da sustentabilidade.

A reutilização de materiais não prejudica o desempenho, a qualidade da obra ou a segurança das edificações e ainda oferece vantagens em termos de custo-benefício.

Aplicação da realidade aumentada na construção civil

Realidade aumentada é a sobreposição de imagens do mundo real com objetos virtuais, que criam uma informação nova com a adição de uma camada de realidade virtual.

Com a realidade aumentada é possível adicionar links ao mundo real. Na Engenharia Civil, por exemplo, seu principal uso é educativo, mas ela pode aparecer em múltiplas etapas do projeto.

A partir dela é mais simples criar máquinas virtuais e construir modelos cada vez mais precisos, auxiliando os profissionais na visualização de seus projetos antes que eles saiam da prancheta.

O que achou dessas tendências da Engenharia Civil? Deixe um comentário!

Comments

comments

feamig

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"