Tendências para Engenharia de Agrimensura em 2018

Apesar de não ser tão conhecida como outros cursos de Engenharia, a Agrimensura é fundamental para o desenvolvimento das cidades. O profissional da área é o responsável por captar dados geográficos e desenhar mapas topográficos para que alguma obra seja feita no terreno. Além disso, pode atuar como perito agrimensor, na demarcação de áreas, nos sistemas de saneamento, na obtenção e tratamento dados de levantamentos topométricos, geodésicos, gravimétricos, hidrológicos, fotogramétricos e muito mais.

Como o campo de atuação envolve atividades em diversos ramos da Engenharia, o mercado de trabalho é consideravelmente amplo, já que o trabalho do engenheiro agrimensor é necessário, independente da finalidade da obra. Porém, apesar de o mercado ser bom, falta profissionais qualificados.

Para realizar seu trabalho, o profissional utiliza equipamentos cada vez mais tecnológicos e precisos. Confira, então, quais são as principais tendências e tecnologias que serão utilizadas na área em 2018.

 

VANT e drone

A fotogrametria – ciência que mapeia áreas de terra por meio de câmeras – foi uma grande beneficiada pelo surgimento dos Veículos Aéreos não Tripulados (VANTs), mais conhecidos como drones.

Além de não exigir grandes habilidades de seu operador e garantir sua segurança, o equipamento é capaz de capturar milhares de imagens, mantendo alta precisão. O uso de drones também reduz drasticamente o tempo para a captação das imagens: de acordo com o site MundoGEO, o equipamento leva cerca de 20 minutos para percorrer 100 hectares.

Outra vantagem é conseguir chegar a locais que poderiam ser de difícil acesso ao homem, como terrenos acidentados. Dessa forma, juntado a agilidade para a captação de imagens e a facilidade de ser utilizado, o custo de uso do drone – se comparado aos métodos mais tradicionais de medição – pode ser até 70% menor, de acordo com o site Drone Show, trazendo mais praticidade, produtividade e precisão ao trabalho.            

Laser scanner

O laser scanner também é considerado um instrumento altamente tecnológico. Com ele é possível realizar, por meio de uma varredura, levantamentos das diferenças de nível no terreno e estudo das grandezas lineares e angulares em três dimensões. Por conta disso, obtêm-se mais informações da superfície representada.

O equipamento utiliza o mesmo princípio da estação total e realiza a medição dos ângulos e das distâncias de maneira tridimensional. Porém tem a capacidade de coletar uma quantidade maior de informações em um curto período de tempo.

Essas funcionalidades permitem ao equipamento elaborar mapas topográficos para medir distâncias, áreas e volumes, além de identificar deficiências e deformações em construções, capturar detalhes da superfície e analisar as condições em que a área se encontra, a fim de preservá-la.

 

Software

Os software voltados para a área de Agrimensura têm como função o processamento de dados coletados em campo e também permitem a criação de novos produtos a partir da base de dados calculada para que sejam aplicados em outros campos da engenharia.

O uso desses programas é essencial para serviços de agrimensura e topografia. Além de proporcionar maior precisão na computação e análise de dados, eles reduzem o tempo gasto para o processamento das informações.

Existe, porém, uma ampla variedade de software e programas topográficos disponíveis. O ideal é pesquisar e escolher qual opção melhor se adapta às necessidades.

O que achou dessas tendências?  Deixe seu comentário e nos siga em nossas redes sociais: FacebookInstagramTwitter e LinkedIn

Comments

comments

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"