Engenharia: 5 dicas matadoras para conseguir seu primeiro emprego

O início da carreira profissional tem muitos desafios. Além de se adaptar a uma nova rotina de estudos que a faculdade exige a cada semestre, buscar o primeiro emprego não é tão simples como desejado, principalmente em áreas como a engenharia, em que a concorrência é sempre muito qualificada. Por outro lado, se a concorrência é grande, os ganhos e a carreira que é possível construir nessa área são muito recompensadoras.

Se você está em busca do seu primeiro emprego em engenharia, seja para ajudar na faculdade, seja para dar seus primeiros passos no mercado de trabalho, saiba que será preciso um bom preparo. Por isso, preparamos algumas dicas matadoras que vão fazer você se diferenciar da concorrência e conquistar o seu primeiro emprego em engenharia. Leia e coloque todas em prática para sua próxima tentativa, você não vai se arrepender!

1. Faça o currículo mais sincero de todos

Se você ainda não tem experiência nenhuma, não precisa inventar. Faça um currículo breve que valorize o seu conhecimento atual e as suas características profissionais.

A área de exatas valoriza altos desempenhos em matérias específicas que podem ser aplicadas nas rotinas das empresas. Se você tem experiência como monitor de alguma matéria ou teve resultados extraordinários, não deixe de mencioná-los.

Revise o conteúdo eliminando erros de português e sempre faça o envio do arquivo por meio de um e-mail formal, sem apelidos ou brincadeiras em seu endereço.

2. Saiba onde e qual tipo de emprego procurar

Busque oportunidades de emprego em sites especializados em vagas para engenharia ou que tenham bom volume de contratação, como Vagas, Infojobs, CVEngenhariaSeleção Engenharia e também o Linkedin.

Priorize oportunidades de emprego dentro da sua área de atuação ou que agreguem novos conhecimentos para o seu curso de formação. Além do aspecto financeiro, o primeiro emprego em engenharia também deve ajudar no futuro da sua carreira.

3. Crie seu Personal Branding na engenharia

A marca pessoal do profissional deve ser criada desde o início da carreira. Ter boa postura durante entrevistas, buscar informações sobre as empresas e mostrar-se preparado e tranquilo durante a entrevista são algumas coisas que podem ser feitas por quem procura o primeiro emprego e quer valorizar seu personal branding.

Além disso, ter cuidado com a sua imagem pessoal e com o que compartilha nas redes sociais pode ajudar na hora de vender sua marca pessoal e procurar um emprego na área de engenharia. Lembre-se que mesmo em redes sociais como Facebook e Instagram é preciso ter cautela com o que é postado, afinal, os amigos e familiares que fazem parte da sua rede também podem ser contatos profissionais. 

4. Faça networking para conseguir o primeiro emprego

Ter contatos que já estão no mercado de trabalho ou que também estão à procura de oportunidades de emprego pode ser uma excelente estratégia.

Mantenha contato com colegas de sala e com professores da área de engenharia e sempre demonstre interesse e conhecimento em suas respectivas áreas de atuação, o que pode significar uma boa indicação.

5. Seja um profissional atuante em estágios e eventos

Assim como o networking é importante, participar de eventos da faculdade, como feiras, palestras, Semanas de Engenharia, e fazer estágios não remunerados em áreas da engenharia podem ajudar a encontrar o primeiro emprego, pois são bons ambientes para conhecer outros profissionais, mostrar seu interesse por tendências do mercado e também aprender.

Estas dicas para conseguir o primeiro emprego na área de engenharia são matadoras porque elas não só vão garantir uma boa possibilidade de sucesso em sua busca como também vão ajudar no seu crescimento profissional a longo prazo.

Se você gostou destas dicas e quer saber um pouco mais sobre essa área tão próspera e desafiadora, curta a FEAMIG no Facebook e tenha sempre acesso ao melhor conteúdo!

 

Comments

comments

comunicacao

Erro › WordPress

Há um erro crítico no seu site.

Aprenda mais sobre depuração no WordPress.