O engenheiro e a sociedade

O profissional de Engenharia está presente em todos os lugares: desde a extração de recursos minerais, a construção da infraestrutura de cidades, passando por avanços nas áreas de saúde, alimentação e transportes, chegando às tecnologias que usamos em nosso dia a dia ou que ainda estão sendo projetadas. O engenheiro colabora efetivamente para o desenvolvimento de um país, ajudando na identificação e resolução de problemas, considerando aspectos econômicos, sociais, ambientais e culturais, em atendimento às demandas da sociedade.

Por meio de pesquisas e desenvolvimento de soluções inovadoras, o engenheiro pode transformar o cotidiano da população e facilitar boa parte das tarefas. Por isso, separamos cinco aspectos para mostrar como essa profissão é importante para a sociedade!

Infraestrutura

O engenheiro está diretamente ligado à infraestrutura das cidades. É ele quem detecta os problemas que deverão ser corrigidos, bem como analisa os riscos, formula os projetos e acompanha a execução para que não haja desvios nesse processo.

Dentre as estruturas que necessitam de um profissional de Engenharia, encontram-se prédios, ruas, pontes, viadutos, além de obras de saneamento dos municípios.

Tecnologia

Seja seu smartphone, o computador que usa para trabalhar ou os aplicativos que baixa no celular, qualquer tipo de tecnologia de comunicação passa pelas mãos dos engenheiros. Com criatividade, eles trazem soluções e utilizam o raciocínio lógico para colocar em prática o que haviam imaginado.

Sem dúvida, toda essa tecnologia transformou a forma com que as pessoas se comunicam ao longo dos anos, principalmente nas últimas décadas. Por isso mesmo que essa área continuará sendo uma tendência por bastante tempo.

Saúde

A indústria que desenvolve soluções para saúde não para. A todo momento, pesquisadores das áreas da Medicina e Engenharia estão buscando métodos que curem doenças e equipamentos mais avançados e eficazes para um diagnóstico preciso. Desta forma, eles garantem que os profissionais de saúde tenham os dados necessários e possam oferecer um tratamento correto.

Outra linha que podem trabalhar é no desenvolvimento de software para a gestão hospitalar. O engenheiro contribui com soluções para otimizar o atendimento dos pacientes conectando o fluxo de trabalho de diversas áreas e aumentado a produtividade dos médicos.

Sustentabilidade

O tema sustentabilidade está em alta: tanto por sua necessidade latente, quanto para melhorar a imagem das instituições no mercado. Nesse sentido, cada vez mais pessoas e empresas buscam ser sustentáveis e colaborar com o meio ambiente.

Essa consciência ambiental exige mudanças na forma com que as cidades tratam a natureza, o que demanda dos engenheiros o desenvolvimento de soluções que aliem lucratividade, modernidade e a sustentabilidade.  

Alguns projetos já estão sendo adaptados, como a autossustentabilidade energética via placas solares, na qual é possível fazer o aquecimento da água utilizada no chuveiro sem gastar energia elétrica. Algumas construções também já contam com sistemas para a captação da água da chuva e aproveitamento dela na limpeza de pisos e banheiros. Isso ajuda a reduzir gastos com água potável e é um ótimo exemplo do bom uso da Engenharia.

Inovação e empreendedorismo

O desafio do engenheiro é ser criativo para descobrir formas de desenvolvimento de produtos e novas soluções para o mercado, que envolve amplo conhecimento técnico, científico e econômico, além das habilidades multidisciplinares do profissional. Por meio das competências aprendidas na faculdade, em cursos extras e dos interesses pessoais, o engenheiro pode desenvolver novas ferramentas e processos, optando por ser um empreendedor e ter uma startup, por exemplo. O Facebook, o Instagram e o Google são exemplos de empresas que surgiram dentro de faculdades e se tornaram referências em suas áreas, sendo utilizadas por bilhões de pessoas todos os dias.

E para você, qual a maior importância do engenheiro no seu dia a dia? Deixe seu comentário e nos siga em nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

Comments

comments

Erro › WordPress

Há um erro crítico no seu site.

Aprenda mais sobre depuração no WordPress.