Conheça outras oportunidades de mercado para engenheiros

A crise econômica no Brasil é um dos fatores responsáveis por alterar o mercado de trabalho de uma série de profissões. O da engenharia, por sinal, é um deles.

Se, há alguns anos, em um cenário diferente, com crescimento econômico e pleno emprego, áreas como a da Engenharia Civil, Mecânica e Metalúrgica eram apostas certeiras, hoje, profissionais formados nessas áreas podem ter que se se adaptar e apostar em novas frentes de trabalho.

Um ambiente como o atual, ao mesmo tempo em que gera corte de vagas em alguns setores mais tradicionais, pode também ser uma janela de oportunidade para novas atividades. E o profissional da engenharia pode sair na frente em alguns casos.

No post de hoje, vamos mostrar que há oportunidades de mercado para engenheiros, desde que você se capacite e se prepare para encarar novos desafios. Confira:

Novo mercado para engenheiros

Gestão

Cada vez mais engenheiros têm ocupado postos que, tradicionalmente, serviam aos profissionais de administração e negócios, muito por conta da formação ampla a qual eles têm acesso nas universidades.

Dessa forma, cargos estratégicos relacionados à gestão e à administração estão em alta para quem se graduou em alguma especialidade da Engenharia.

Esse novo cenário, em franco crescimento, exige um profissional diferente do que se acostumou formar nas instituições de ensino superior brasileiras.

O foco nas planilhas e cálculos não deixou de ser a tônica, porém, para dar conta de ser um bom gestor, o engenheiro também deve prestar atenção em aspectos que envolvem a gestão de pessoal e de recursos humanos.

Consultoria

De acordo com um levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), apenas dois em cada sete engenheiros formados atuam na área. Isso mostra que os profissionais têm buscado alternativas aos cargos tradicionais disponíveis no mercado — e uma opção que cresce é a da consultoria.

Engenheiros com alguma experiência são os principais profissionais da área. Como não se trata de um emprego fixo, o desafiador é manter uma carteira de clientes e o acompanhamento de diferentes projetos ao mesmo tempo.

A vantagem é a maior flexibilidade no trabalho, com rotina diária menos engessada, a possibilidade de alcançar novos mercados e fazer constante networking.

Empreendedorismo

O mercado para engenheiros também tem sido direcionado na direção do empreendedorismo. Para fugir da falta de vagas em grandes indústrias, os profissionais têm optado por arriscar em abrir um negócio que ofereça soluções inovadoras para problemas encontrados na área.

Seja na área da Engenharia Mecânica, de Automação, Civil ou Produção, apenas para destacar algumas, o empreendedorismo funciona como uma ponte entre uma lacuna existente no mercado e uma solução oferecida pelo empreendedor.

A visão sistêmica, facilidade de cálculo e a transversalidade dos profissionais formados em engenharia são pontos positivos para que o “risco” de se tornar empreendedor seja transformado também em uma solução.

E você, tem interesse em optar por alguns desses caminhos abertos no mercado para engenheiros? Esteja atento para oportunidades nas áreas de consultoria, na gestão de empresas ou no próprio empreendedorismo.

Se você gostou do texto, siga nossos perfis nas redes sociais e continue por dentro de dicas e novidades. Estamos no Facebook, Twitter e no LinkedIn!

Comments

comments

comunicacao

Erro › WordPress

Há um erro crítico no seu site.

Aprenda mais sobre depuração no WordPress.