Saiba quais são as 5 principais razões para estudar engenharia

Cursar uma graduação significa expandir horizontes, desenvolver-se, valorizar-se, dedicar-se bastante aos estudos para atingir uma imensa realização intelectual e profissional. Mas não é fácil decidir o que estudar, chegar ao fim do Ensino Médio e escolher qual carreira seguir ou, até mesmo, fazer essa definição quando já possui alguns anos de experiência no mercado de trabalho.

Se você pensa em fazer um curso superior, também deve saber que os seus objetivos para o futuro são afetados pela decisão tomada agora. A área de estudos e de atuação que você percorre tem grande importância em como e quando isso pode acontecer. Com tudo isso, um dos campos mais interessantes, sólidos e gratificantes que você pode seguir é o da Engenharia.

Você pensa em fazer um curso superior e ainda busca a melhor escolha? Confira a seguir os principais motivos para você estudar Engenharia!

Engenheiros recebem bons salários

A média salarial dos profissionais formados em Engenharia é uma das mais altas no Brasil e ao redor do mundo. O grande reconhecimento financeiro vem não apenas em cargos de chefia, mas também em posições iniciais, tanto em empresas públicas como privadas.

Conforme lei federal, as boas remunerações são garantidas pelo piso de 6 salários mínimos para jornadas de 6 horas por dia, com acréscimo de 25% a esse valor por cada hora diária a mais. Outro bom parâmetro é a média dos valores de bolsas de estágios oferecidos a estudantes de Engenharia, em geral bem acima das disponíveis para graduandos de outras áreas.

O mercado de trabalho abre suas portas para quem estuda engenharia

Nosso país ainda tem enorme potencial de crescimento em infraestrutura, além de muito campo para desenvolvimento e aprimoramento de tecnologias. Mesmo em períodos de crise, é possível notar que a demanda por Engenheiros se mantém alta, com valorização e espaço até para profissionais que ainda não concluíram o curso.

Cursos de engenharia preparam empreendedores

Não é só a sua formação técnica que será contemplada pela graduação em Engenharia. Várias disciplinas como as de gestão, finanças, direito e empreendedorismo são incluídas nos currículos dos cursos de Engenharia, criando uma base de conhecimentos fundamentais para quando você for fundar sua própria empresa.

Ser engenheiro oferece grande reconhecimento social

Profissões clássicas como Médicos, Jornalistas, Advogados, Engenheiros e Professores são sempre lembradas como sinônimos de boa formação. Nenhum desses profissionais é melhor do que qualquer outro e, também, o prestígio vai muito além dos diplomas e das aparências que eles oferecem.

O caminho percorrido por quem se forma nessas áreas é que dá a base para a credibilidade e para o retorno alcançado através dos esforços reconhecidos. Por isso, ser Engenheiro por si só não coloca você em nenhuma posição privilegiada, é a sua realização por ser competente e ético desde a graduação que representa seu valor, que certamente será percebido e muito respeitado pelas pessoas e instituições ao seu redor.

Estudar engenharia permite a atuação em diversas áreas

Hoje, o Engenheiro pode ocupar cargos em praticamente todos os setores de uma organização. Um Engenheiro de Produção pode atuar tanto em indústrias, quanto em empresas de consultoria, bancos, escolas, hospitais e inclusive na gestão dos recursos humanos dos operários em uma fábrica, por exemplo; um Engenheiro Civil, além de atuar em projetos na área de construção e infraestrutura, consegue desempenhar funções importantes em várias outras áreas como orçamento e planejamento dentro de uma construtora, por exemplo.

O Engenheiro não se limita a desenvolver e executar projetos. Ao contar com uma formação abrangente e versátil, conhecendo bem serviços, produtos e processos, ele encontra facilmente espaços dos mais variados em empresas de qualquer porte.

O caminho para ser um Engenheiro não é fácil, mas possui inúmeras vantagens que uma boa estrutura de aprendizado pode fazer você atingir o quanto antes. A FEAMIG é uma faculdade especializada que atua há mais de 55 anos, sendo referência nacional no ensino das engenharias. Além de nossas pós-graduações em áreas diversas, oferecemos três cursos superiores: Engenharia de Agrimensura, Engenharia CivilEngenharia de Produção.

Agora que você viu boas razões para estudar Engenharia, por que não dar o primeiro passo agora mesmo? Entre em contato com a gente e venha para a FEAMIG!

Comments

comments

Erro › WordPress

Há um erro crítico no seu site.

Aprenda mais sobre depuração no WordPress.