4 tendências profissionais na área de engenharia

Muito se especula sobre as tendências profissionais para o futuro e algumas análises não têm sido otimistas com relação à maioria das profissões.

No entanto, algumas áreas da Engenharia têm conseguido garantir mercado e se firmar como profissão do futuro, graças ao perfil estratégico que esses profissionais podem assumir nas empresas, na indústria e na construção civil.   

De uns anos para cá, o profissional formado em engenharia passou a ganhar mercado em setores em que, antes, ele não chegava. Isso inclui cargos estratégicos e administrativos nas mais diversas empresas do país.

Por isso mesmo é que a transversalidade é uma palavra-chave para o engenheiro do futuro. É preciso saber se movimentar em mais de um setor e entender do mercado para garantir seu espaço.

Até o ano de 2020, o Brasil deverá criar mais de 600 mil postos profissionais na área da Engenharia.  Esse número impressionante, por si só, já é capaz de dar o tom do que espera o mercado para os próximos anos, no entanto, falaremos aqui outras 4 tendências na área de engenharia. Confira!

Engenharia de produção

O que diferencia o engenheiro de produção dos demais é a versatilidade da área, o que permite com que um profissional desse tipo possa ser aproveitado em diversos segmentos do mercado.

Um dos seus objetivos é buscar soluções inovadoras para resolver problemas nos processos produtivos de diversos de setores das companhias, o que coloca esse profissional em permanente contato com soluções tecnológicas e áreas estratégicas da empresa.

Engenharia Civil

Nos últimos anos, o país experimentou um boom para os engenheiros civis com demanda de grandes obras, principalmente bancadas pelo poder público — hidrelétricas, estádios de futebol, viadutos, estradas, unidades habitacionais, entre outras. O trunfo para o engenheiro civil é a possibilidade de atuar em diversas áreas, como  indústria, energia,  mercado imobiliário e até mesmo como empresário e empreendedor, por exemplo.

Engenharia de Computação

Essa é uma área que alia dois cenários perfeitos para os profissionais: alta demanda de postos de trabalho e falta de profissionais aptos a ocuparem essas vagas. Nos últimos anos, o Brasil se destacou como mercado da Tecnologia da Informação, fato  que refletiu na valorização dos profissionais do setor.
A tecnologia mobile não só já conquistou os usuários de smartphones e outros dispositivos móveis, como também as empresas, as quais têm apostado cada vez mais nessa possibilidade para integrar processos internos e facilitar o contato com clientes.

Engenharia Mecânica

É uma área da engenharia conhecida justamente pela versatilidade de seus profissionais, os quais podem atuar em muitos outros setores que não só na indústria automobilística — a qual amarga crises recorrentes nos últimos anos. Uma aposta para o futuro é nas possibilidades que se abrem para o setor de energia.
 
Com o incentivo à pesquisa de novas fontes de energia e o surgimento de novas tecnologias para a área, o profissional de engenharia mecânica pode ser aproveitado em áreas como inovação, administrativa e pesquisa.
 
Gostou de conhecer um pouco mais das tendências na área de Engenharia? Agora, vamos dar outra dica: siga nossos perfis nas redes sociais e fique por dentro de novidades do setor. Estamos no TwitterFacebook e LinkedIn!

Comments

comments

comunicacao

Erro › WordPress

Há um erro crítico no seu site.

Aprenda mais sobre depuração no WordPress.